Dicas Para Uma Vida Saudável: Cuidando do Coração e do Corpo

CisaBem   •   01 de Agosto de 2018

Dicas Para Uma Vida Saudável

No mundo  contemporâneo em que vivemos, temos priorizado cada vez menos as coisas mais importantes. Temos tempo para os afazeres domésticos, para o lazer, para o trabalho na busca de uma eventual qualidade de vida futura, às vezes até para ler um bom livro, mas para nosso corpo, máquina quase perfeita mas falível, temos apenas um simples:  fica para amanhã…

Seguir dicas simples pode ser a diferença entre um envelhecimento saudável ou nos render às loucuras do tempo do “corre-corre”. Seguem então algumas dicas para mantermos nosso corpo ativo, saudável e renovado:

  1. Fique atento aos sinais que seu corpo dá, um simples cansaço ou uma preocupante dor no peito podem significar que algo não está bem e, apesar de boa parte das doenças não dar avisos, é sempre bom estar atento quando receber um. Se houver história na família de doenças cardíacas ou fatores de risco pessoais como colesterol elevado, tabagismo, diabetes ou pressão alta procure uma avaliação médica, prevenir é sempre o melhor remédio.
  2. Realize check-ups anuais com seu médico de confiança, ele saberá identificar seus fatores de risco, doenças ativas e inativas, sua necessidade de exames complementares e propor os melhores tratamentos para cada paciente. Atenção, o remédio que é bom para uma pessoa pode não ser o mais adequado para a outra. A prescrição médica é sempre individualizada, não existe receita de bolo !
  3. Pratique atividades físicas regularmente, desde que tenha a orientação e liberação de seu médico.
  4. Mantenha seu peso sob controle e tenha uma alimentação saudável.
  5. Evite ao máximo a automedicação, remédios possuem efeitos colaterais e contrários ao desejado que podem expor seu organismo à riscos desnecessários. Tome corretamente e conforme orientado as medicações prescritas pelo seu médico. Confie nele, não há como tratar doenças ou controlar fatores de risco se não existir confiança entre paciente e médico. Acredite, vocês jogam no mesmo time.
  6. Por fim, guarde um tempo para sua saúde, faça consultas regulares com seu médico, realize os exames e tratamentos por ele propostos e redefina suas prioridades, seu corpo é seu bem maior.

Seguindo estas dicas  podemos até não evitar as fatalidades, mas podemos minimizar os riscos delas ocorrerem. Façamos nossa parte, cuidando do nosso coração e do nosso corpo.

Dr. André Luiz Carneiro Leão
Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
CRM 28937

2018-08-01T17:11:48-03:00 Dicas CisaBem|