Check up e Prevenção Cardiovascular

CisaBem   •   04 de Abril de 2018

Check up e Prevenção Cardiovascular

‘’Bom não to né doutor, senão não estaria aqui’’

Escuto com muita dor no coração essa frase diariamente. É o momento que penso que esses sinais, sintomas e angústias que os pacientes me trazem poderiam ter sido evitados. Ou pelo menos amenizados.
Já se sabe desde o tempo dos nossos avós que uma boa alimentação e fazer exercícios regulares previnem muitas doenças. Hoje na era do “Dr Google” não é diferente. O brasileiro adora a frase: “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”.
Porém a quantidade de informações através da internet e televisão traz um desafio: filtrar o que realmente é verdadeiro.
Além disso, a medicina evoluiu muito, e conseguimos através de uma avaliação clínica minuciosa, associado a exames desde mais simples aos mais sofisticados, prever, identificar os fatores de risco e calcular a porcentagem de risco cardiovascular, individualizando o tratamento correto após completar esse quebra-cabeça.
Há motivos para alarde? Com certeza absoluta SIM!
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. As últimas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia relatam que 30 % de TODOS os óbitos registrados no Brasil e em boa parte do mundo são devidos a esse tipo de patologia. Ou seja, a cada três pessoas que morrem, uma é por doença cardiovascular; e nesse grupo a grande maioria é devido a insuficiência coronariana (popular infarto agudo do miocárdio) e acidente vascular cerebral (popular derrame cerebral), com mais de 90% dos episódios.
Essas doenças matam 3X mais que câncer, 3X mais que acidentes e violência e 6X mais que infecções. São mais de 350 mil brasileiros por ano.
Não há mais dúvidas que a prevenção se faz necessária e usar esse arsenal diagnóstico e terapêutico não é mais questão de luxo, e sim uma necessidade pública.
Fatores de risco como pressão alta, alteração dos níveis de colesterol, diabetes em fase inicial nem sempre dão sintomas, mas resultam nas catástrofes que vemos no dia-a-dia com amigos e familiares. Conseguimos detectar isso com exames simples, sanguíneos e aferindo a pressão arterial em consultório em poucos segundos.
No campo da cardiologia, neurologia e sistema vascular, o arsenal de investigação para prevenção dessas patologias é muito rico. Há exames que detectam com boa precocidade uma ameaça iminente de infarto do miocárdio, derrame cerebral, arritmias fatais, tromboses.
Mas não podemos esperar os sinais e sintomas aparecerem. ESSA É A CHAVE.
Crianças, adolescentes, adultos, idosos. Todos podem e devem prevenir. Quanto mais cedo melhor.
Sinto-me muito feliz e honrado em participar de uma clínica onde a prevenção e o bem estar são os carros-chefes. Nossa clínica conta com profissionais que podem estabelecer rapidamente o risco de uma pessoa ter um evento cardiovascular grave, e fazer a intervenção necessária. Realizamos na Cisabem exames no campo da cardiologia, como eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma. Exames como os citados são realizados em 10/ 20 minutos, tranquilizam o paciente sobre patologias e dão o aval para realização de esportes.
Fica a dica, na próxima consulta diga: “Sim doutor estou bem, mas preciso checar o que os olhos não veem”.

Danillo A. Sentinello
Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
CRM – PR 20621

2018-05-09T14:45:59-03:00 Artigos Médicos CisaBem|