Eletrocardiograma

Teste Ergométrico

M.A.P.A

Holter

Ecocardiograma Bidimensional Collor Doppler

Ecocardiograma de Estresse Farmacológico

Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais

Ecodoppler Arterial e Venoso

Exames Cardiológicos

Serviços 2019-08-08T16:07:46+00:00

CisaCardio

Na CISABEM você realiza seus exames, com médicos capacitados em um ambiente agradável, de uma maneira prática e rápida. Conheça e confira os procedimentos realizados pela nossa clínica.

O Eletrocardiograma (ECG) é um exame usado para avaliar a condução elétrica pelo coração. Através deste exame é possível detectar suspeitas da existência de arritmias, sobrecarga de câmaras cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros.

Como é feito?

Os eletrodos são fixados na pele, em locais do corpo com potenciais elétricos, e são registrados traçados vetoriais que comparados com gráficos padrão, podem indicar anormalidades no tecido muscular cardíaco e em suas fibras de condução.

Preparo:

Para a realização deste exame não é necessário preparo.

Também conhecido como Teste de Esforço, este exame serve para fornecer dados sobre o funcionamento cardiovascular quando o coração é submetido ao esforço físico. Serve também para observar os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço. É normalmente usado no diagnóstico de doenças cardiovasculares ou para avaliar o risco de infarto agudo do miocárdio, arritmias, bem como estimar a capacidade de esforço físico do paciente.

Como é feito?

O exame é realizado em uma esteira ergométrica, em que são fixados eletrodos no tórax do paciente para registro através de um eletrocardiograma (ECG). O paciente é monitorado durante o repouso e esforço. No início do exame o ritmo é mais lento e gradualmente a velocidade e dificuldade aumentam, devido ao esforço submetido sob inclinação da esteira.

Preparo:

-Estar alimentado;

-Trazer o pedido médico;

-Vestir roupas confortáveis para caminhar na esteira;

-Mulher devem usar sutiã firme ou top;

-Não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar antes do exame;

-Trazer anotado os remédios em uso;

-Menor de idade vir acompanhado de responsável;

-Chegar com 5 minutos de antecedência.

É um exame que mede a pressão arterial a cada 20 ou 30 minutos, durante 24 horas, para obtenção de seus valores durante o sono e a vigília.

Através deste exame é possível analisar o comportamento da pressão arterial durante os eventos do cotidiano da pessoa. É um exame útil no diagnóstico e acompanhamento da hipertensão.

Como é feito?

O aparelho é colocado no braço através de uma braçadeira para medir a pressão, ligadas a um compressor que é fixado na cintura do paciente. Depois de instalado, o paciente deve permanecer com o aparelho durante 24 horas. Após esse período, os dados obtidos são levados a um programa de computador especialmente construído para essa finalidade, elaborando um gráfico e tabelas das pressões registradas.

Preparo:

-Não é necessário jejum;

-Vir com roupa confortável; se possível com cinto;

-O paciente deverá tomar banho antes de instalar o sistema Mapa, pois ficará 24 horas sem poder molhar o tórax.

A Monitorização Residencial da Pressão Arterial é um exame que consiste no registro da pressão arterial realizado pelo próprio paciente pelo período de 5 dias. Estes registros são transferidos para um sistema e analisados pelo médico responsável.

Como é feito?

A equipe de enfermagem irá instruir o paciente e entregar o aparelho. Nos próximos dias, novas medidas deverão ser registradas no cotidiano do paciente (casa ou trabalho) no período da manhã e noite, sendo três registros no período da manhã e três a noite.

Preparo:

– Não é necessário jejum;

– Não tomar bebida alcoólica ou cafeína, fumar, exercitar-se ou comer 30 minutos antes da realização da medição.

– As medições devem ser feitas em um local calmo.

– Faça as medições no braço esquerdo e diretamente em contato com a pele e não sobre a roupa;

– Permaneça imóvel e não fale durante a medição;

– Faça 3 medições no período da manhã com intervalo de 1 minuto entre elas e mais 3 medições a noite, também com intervalo de 1 minuto.

É um aparelho portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante 24 horas do dia, podendo detectar alterações que geralmente não aparecem em um exame com tempo limitado. É indicado para diagnosticar irregularidade nos batimentos cardíacos, como arritmias, e investigar queixas frequentes em consultório, como palpitações ou perdas de consciência.

Como é feito?

Os eletrodos presos no tórax do paciente são conectados por fios a um receptor, o qual registra a atividade elétrica cardíaca durante todo o período em que está conectado.

Preparo:

-Não é necessário jejum;

-Vir com roupa confortável;

-O Paciente deverá tomar banho antes de instalar o sistema holter, pois ficará 24 horas sem poder molhar o tórax.

É um exame de ultrassom, que tem por base capturar, através do transdutor a emissão de ondas sonoras com elevada frequência. Através deste procedimento é possível detectar imagens, em tempo real da estrutura e movimento dos órgãos internos, bem como vasos e fluxo sanguíneo.

Como é feito?

Não é um exame invasivo. Aplica-se um gel sobre a pele, na região a ser examinada, e através de um transdutor, captura em tempo real as imagens necessárias.

Tipos de Ecografia realizadas pela clínica CISABEM:

  • Ecografia de Abdômen Total: Preparo: -Para realização deste exame é necessário jejum de 12 horas
  • Ecografia de abdômen Superior:  Preparo: -Para realização deste exame é necessário jejum de 12 horas
  • Ecografia de Aparelho Urinário: Preparo:  -Para realização deste exame é necessário estar com a bexiga cheia.
  • Ecografia de Tireóide: Preparo: -Para realização deste exame é necessário chegar com 10 minutos de antecedência.
  • Ecografia de Cotovelo, tornozelo, joelho, punho, ombro: Preparo:  -Para realização deste exame não é necessário preparo.
  • Ecografia de Próstata (via abdominal): -Preparo: -Para realização deste exame é necessário estar com a bexiga cheia.

É um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, são captadas por um transdutor. Fornece imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas, podendo medir o tamanho do coração, analisar sua força de bombeamento do sangue, e mapeamento em cores do fluxo sanguíneo através da técnica Doppler.

Pode-se detectar através do exame, doenças como insuficiência cardíaca, doenças de válvulas, congênitas, inflamatórias cardíacas, presença de coágulos no coração, entre outras.

Como é feito?

Não é um exame invasivo. O paciente deita-se na maca e são realizadas imagens através de um transdutor sobre o tórax do paciente em repouso.

Preparo:

Para a realização deste exame não é necessário preparo

É um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos, no caso da clínica CISABEM utiliza-se o dipiridamol, que aumenta o trabalho cardíaco e consumo de oxigênio do miocárdio, permitindo observar a possibilidade de isquemia do músculo cardíaco que pode significar possíveis obstruções nas artérias coronárias ou anormalidades e assim diagnosticar falhas na contração das paredes do coração sob uma condição de estresse.

Como é feito?

O paciente recebe o medicamento através de uma veia (intravenosa). Durante a realização do exame, é aferida a pressão arterial, a frequência, ritmo cardíaco, e níveis de oxigênio no sangue.

Após o término o paciente permanece em repouso durante 30 minutos, podendo retornar à sua rotina 60 minutos após o exame. O preparo do exame é essencial para sua realização.

Preparo:

– SUSPENDER MEDICAMENTO ABAIXO (S) 24 HORAS ANTES DO EXAME COM CONHECIMENTO DO MÉDICO SOLICITANTE DO EXAME.

– Jejum de 4 horas (absoluto);

– PROIBIDO fumar 24 horas antes do exame;

– Não tomar bebidas ou medicamentos que contenham cafeína 24 horas antes do exame Exemplos: Café, Chocolate, chás em geral, Refrigerante, Energético, Bebida Achocolatada, Chimarrão, etc…

– Não usar spray ou bombinha de asma ou bronquite 24 horas antes do exame;

– Obrigatório vir acompanhado de um responsável;

– Evitar exercícios físicos e uso de álcool 24 horas antes do exame;

– Trazer os exames cardiológicos prévios;

– Chegar com 30 minutos de antecedência;

– Paciente deverá permanecer 15 minutos após o término do exame no local.

 

É um exame que utiliza ultrassons para investigar, em tempo real, as artérias carótidas e vertebrais, que são responsáveis pelo fluxo de sangue ao cérebro.

O doppler pulsado e colorido é utilizado para determinar a existência, composição e a localização de placas ateroscleróticas, bem como sua graduação e importância para o fluxo sanguíneo cerebral.

Como é feito?

O paciente deita-se em uma maca para o lado oposto da carótida que será examinada. O médico irá avaliar a circulação das artérias carótidas com um equipamento de ultrassom, em que o transdutor é passado pelo pescoço e as medidas de fluxo são realizadas.

Preparo:

Para a realização deste exame não é necessário preparo.

Ecodoppler Arterial de Membros Superiores e Inferiores:

É um exame realizado com aparelho de ultrassom que possibilita visualizar a circulação do sistema arterial dos membros inferiores e/ou superiores. Através deste exame é possível investigar a doença arterial obstrutiva dos membros (aterosclerose, e entupimentos arteriais), aneurismas arteriais e compressões externas.

Como é feito?

O paciente é examinado deitado na maca e o médico irá avaliar a circulação das artérias dos membros através de um equipamento de ultrassom. Um gel é colocado ao longo de todo o braço, até a base do pescoço, passando pela axila até o punho.

Preparo:

Para a realização deste exame não é necessário preparo.

Ecodoppler Venoso de membros Superiores e Inferiores:

O ultrassom consegue detectar a presença de refluxo, permitindo avaliar o tamanho das veias safenas, perfurantes e colaterais varicosas ou de fístulas (comunicações) arteriovenosas, que drenam o sangue das veias das pernas e braços.

O exame serve também para acompanhamento e diagnóstico de varizes, varicozes, trombose venosa, detectando trombos recentes ou antigos.

Como é feito?

O paciente deita-se em uma maca para que o médico possa avaliar a circulação das artérias ou veias das pernas toda extensão, desde as virilhas até os pés (membros inferiores) e das axilas até as mãos (membros superiores), através de um equipamento de ultrassom. O transdutor é passado pelo membro e as medidas de fluxo são registradas.

Preparo:

Para a realização deste exame não é necessário preparo.

Nossas Especialidades

Encontre aqui a especialidade  que você precisa, contamos com profissionais capacitados e um atendimento humanizado, confira:

É uma especialidade médica que cuida do sistema circulatório. Costuma ser muito procurado para tratamento e prevenção de varizes, que interferem na estética e saúde do paciente. Através deste profissional é possível diagnosticar doenças vasculares; prevenir acidente vascular cerebral (AVC), prevenir e controlar tromboses; tratar varizes, entre outros.

É um médico especialista em tratar doenças que acometem o coração bem como outros componentes do sistema circulatório. Através do cardiologista é possível identificar e tratar casos de arritmias, hipertensão, dor no peito, colesterol elevado, entre outros. Ele irá realizar diagnósticos e prevenção destas patologias e das comorbidades associadas.

É um profissional apto para tratar e prevenir a maior parte das doenças clínicas, sendo capaz de prescrever e interpretar exames, receitar medicamentos e encaminhar para o especialista quando necessário. Através deste profissional é possível identificar casos de infecções em geral; dores de cabeça; anemia; dores em geral.

É um profissional que cuida, previne e trata transtornos de glândula endócrinas, identificando os problemas e ajudando a reestabelecer o equilíbrio do organismo. Através deste especialista é possível diagnosticar e tratar doenças como diabetes; tireoide; obesidade; distúrbios hormonais; doenças que afetam o crescimento; entre outras.

É um especialista indicado para diagnosticar e tratar problemas relacionados ao sono e possíveis distúrbios que podem impactar na qualidade de vida. Os problemas para dormir podem causar falta de memória, irritabilidade, dores de cabeça, falta de libido, ronco e bruxismo, podendo levar até a maior risco de mortalidade.

É um profissional que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. Estuda, previne, diagnostica e trata todas as doenças das mamas, como: nódulos, assimetria nas mamas, ginecomastia, mastite, entre outras.

É o especialista responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças do sistema nervoso central periférico, dentre elas as cefaléias, dores crônicas, neuropatias periféricas, doenças neurovasculares (AVC), tremores, doença de Parkinson, convulsões e alterações cognitivas e de memória, como a doença de Alzheimer.

É um profissional que cuida da saúde através da alimentação, sendo um tratamento realizado pela reeducação e modificação alimentar. O nutricionista também atua nas dietas especiais para cada patologia, como obesidade; diabetes; hipertensão; distúrbios alimentares; entre outros.

É um profissional especializado na prevenção e tratamento de tumores e cânceres, identificando as necessidades do paciente, e encaminhando para procedimentos específicos. Através deste médico é possível diagnosticar e tratar casos de câncer de pele; pulmão; suspeita de nódulos; entre outros.

É um profissional, formado em psicologia que estuda a mente humana e se dedica a identificar e analisar questões internas do paciente, que refletem em suas emoções e comportamentos. Através do psicólogo é possível reconhecer, expressar e tratar traumas; estresse; depressão; angústia; entre outros, melhorando a qualidade de vida do paciente.

      41. 3035-6490 

  41. 99947-0086