A Psicologia Clínica e a Saúde

CisaBem   •   27 de Julho de 2018

A Psicologia Clínica e a Saúde

Há muito tempo já é de conhecimento comum que a Psicologia também trata da saúde das pessoas, e aqui, quando falamos “saúde”, estamos nos referindo essencialmente à integração corpo e mente, considerando que neste contexto, tudo é uma coisa só ou ainda, é tudo a mesma coisa.
Alguns puristas ortodoxos de orientação freudiana poderão reclamar e até mesmo contestar essa afirmativa, porém o que importa é que o nosso paciente possa ser beneficiado com tratamento para seus problemas físicos e psíquicos.
É importante lembrar neste momento, que a Psicologia como ciência, nasceu e se organizou nos consultórios psiquiátricos da Europa, (vide Freud, Young, Pinel) onde os profissionais da área médica que atendiam os pacientes psicóticos dos antigos sanatórios tiveram oportunidade de desvendar os mistérios que existiam nas mentes dos doentes, que viviam enclausurados e muitas vezes abandonados a sua sorte, descobrindo assim formas de tratá-los com dignidade.
Podemos considerar que a Psicologia Clínica é uma extensão do trabalho executado pela área médica, principalmente pelos Psiquiatras e Neurologistas que atuam em processo de parceria com o Psicólogo Clínico, como forma de contribuir e melhorar a qualidade de vida do individuo que passa pelos problemas neuróticos da mente e que sofre dos males, que nesse século afligem a humanidade, e já identificados no estresse, na ansiedade e principalmente nos processos da depressão.
Segundo comenta Alex Barbosa Sobreira de Miranda em seu artigo publicado na internet em Fevereiro de 2013, “entre as áreas da ciência psicológica o fazer mais conhecido pelo senso comum é a psicologia clínica, onde muitos ainda associam a imagem do psicólogo somente ao modelo tradicional de terapeuta clínico, que é aquele que escuta e faz pontuações”.
Barbosa assevera que a “clínica em psicologia é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade, ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo, etc. O psicólogo clinico é esse profissional mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala”.

O que é Psicologia Clínica?

A psicologia clínica é a parte da psicologia que se ocupa em estudar transtornos mentais, também neuróticos, e suas manifestações psíquicas. Essa área inclui prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, encaminhamentos, dentre outros.

Em seu artigo sobre a psicologia clinica, Rosa Maria Macedo enfatiza “que a psicologia clínica se distingue das demais áreas psicológicas muito mais por uma maneira de pensar e atuar, do que pelos problemas que trata. O comportamento, a personalidade, as normas de ação e seus desvios, as relações interpessoais, os processos grupais, evolutivos e de aprendizagem, são objeto de estudo não só de muitos campos da psicologia como também das ciências humanas em geral”.

Habitualmente, o que diferencia a psicologia clínica das outras áreas de atuação do psicólogo é, sobretudo, por ser uma prática que consiste numa observação individual e singular, que é a escuta clínica. É o espaço em que o paciente/cliente se apóia para expressar seus conflitos, medos, inquietações e sofrimentos a fim de buscar alívio emocional.

Clínica Atual

A configuração contemporânea trouxe um lugar diferenciado para a Psicologia Clínica, um lugar em que o psicólogo não se coloca apenas em uma postura de escuta do paciente que se sente excluído ou daquele que não tem um direcionamento efetivo e que precisa de ajuda e procura o auxílio desse profissional.

O Psicólogo Clinico é aquele que, com seu conhecimento e experiência, vai ajudar o paciente a reencontrar o equilíbrio necessário para seu convívio pessoal e social, aprendendo a enfrentar seus medos e ter vontade de viver de maneira digna e feliz.

A CISABEM atua em São José dos Pinhais e região, como modelo de clinica, proporcionando aos seus clientes não só a possibilidade de encontrarem respostas para seus problemas físicos, como também para os de ordem psíquicos e emocionais, contando com a colaboração de profissionais especializados que atuam de forma interdisciplinar e que propiciam assim resultados efetivos aos seus clientes/pacientes.

Dr. Hailton Luz
Psicólogo Clínico
CRP 08/15812

2018-08-01T17:45:59+00:00 Dicas CisaBem|